segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Simple com FSAVE/FLOAD

Fiz hoje o 'backup' da imagem da ROM do meu cartucho com uma versão do Simple Assembler hackeada, capaz de gravar/ler o código fonte em um único bloco da fita, a uma velocidade de 1800 bauds através dos comandos FSAVE e FLOAD.

Este cartucho me acompanha até hoje.

Titulador de Vídeo com TMS9128

A revista "Radio Electronics" publicou em novembro de 1985 a primeira parte de um artigo ensinando a construir um titulador de vídeo a partir de um TMS9128. Tenho somente a primeira parte, mas descobri que ao todo o projeto foi dividido em 4 artigos. A primeira parte explica os segredos para a sincronização do TMS9128 com um sinal de vídeo externo: quais as dificuldades envolvidas e como superá-las.


A sequência de artigos é a seguinte:

Video titler. Keyboard device is used to superimpose titles on video images. May also be interfaced with a home computer to superimpose computer-generated graphics or real-time animation on a standard video signal. Est. cost: $300. Part 1.
RADIO-ELECTRONICS Nov 1985 (v.56#11) pg. 45

Video titler. Part 2.
RADIO-ELECTRONICS Dec 1985 (v.56#12) pg. 65

Video titler. Part 3.
RADIO-ELECTRONICS Jan 1986 (v.57#1) pg. 57, 77, 79

Video titler. Part 4. Software and how to interface the titler to a home computer.
RADIO-ELECTRONICS Mar 1986 (v.57#3) pg. 62

(fonte)

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

MorseX

Encontrei alguns programas numa fita antiga, junto com o código fonte de vários deles.
Um que merece destaque é o MorseX, de 1994, cujo código foi a adaptação para o Z80 do artigo "Designing with the 8080 microprocessor. Part 4. A typical program. Sample program converts Morse code to ASCII code", da autoria de Randy Carlstrom, publicado na revista Popular Electronics, volume.19 Número 12 (pg. 74) em dezembro de 1981. Infelizmente não consegui localizar ainda o artigo, mas pelo menos localizei a fonte, a partir dos comentários da versão desenvolvida em pascal para o PC.

A entrada de código morse é lida a partir do botão de tiro do joystick "A". O artigo também tinha
um detector de tom baseado num 556 (não tenho mais o esquema, infelizmente). O algoritmo de detecção se adaptava à velocidade, e o programa 'basic' permite alterar 2 parâmetros de funcionamento: 'Noise' e 'Delay'.

Abaixo alguma fotos:

Tela de Abertura em Basic:


Tela de abertura (pressione ENTER para avançar):



Eu tentando manipular alguma coisa:



O programa pode ser baixado neste link

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Layouts para Mapper Simplificada

Terminei o roteamento da placa de memória para o Hotbit e para o Expert. Fiz algumas otimizações de forma a facilitar a soldagem dos chips de DRAM, e diminuir o 'excesso' lateral da placa, para não encostar nos capacitores de desacoplamento.

Placa do Hotbit:


Placa do Expert:

domingo, 5 de agosto de 2007

Clock para Hotbit convertido em 2.0

Eu hoje retirei um VDP original de um Hotbit transformado em 2.0 através de um cartão de 80 colunas modificado, mas depois vi que o VDP antigo tinha uma única função: gerar o 'clock' pro Z80.

Projetei então um adaptador pra ser colocado onde antes era colocado o VDP original, com um oscilador de 3,578MHz e um pull-up pra linha INT.

Eis abaixo a placa já roteada



E o circuito.


sábado, 4 de agosto de 2007

Mapper simplificada - Placas

Montei as duas placas da 'Mapper' simplificada. Agora falta fazer alguns testes. Seguem abaixo as fotos.

Detalhe da soldagem do 74LS32


Mapeador


Estudo de posicionamento