terça-feira, 1 de julho de 2014

Expansor de Slots em face simples - Exercício no Kicad

Num expansor de Slots de MSX praticamente todos os fios são interconectados desde o conector de entrada ao último Slot (com exceção é claro dos sinais /SLTSL). Por isso eu nunca entendi a razão pela qual todo expansor de slot tem os chips de decodificação no "meio do caminho", ou seja, entre o conector de entrada e o primeiro slot disponível, obrigando as trilhas a fazer um malabarismo para contornar os chips e chegar aos conectores dos Slots expandidos.
Chips no meio do caminho das trilhas.

Não seria mais fácil colocar os chips no final, ou seja, depois do último slot expandido? Afinal de contas os únicos sinais gerados no circuito decodificador são os de seleção de Slots expandidos.
Chips depois do último conector.
Pensando nisso eu fiz um exercício de layout utilizando o diagrama do expansor de slots do website do Luciano (MSXPRO). Como a placa ia ficar com mais do que 10 x 8cm eu acabei utilizando o Kicad. Eis o diagrama redesenhado.
Diagrama desenhado no Kicad (sem a parte dos Slots)

E não é que no final deu pra fazer o expansor inteiro em face simples? Tudo bem que tem alguns jumpers - e metade deles são por causa da pinagem bizarra do LS273 - mas nada absurdo. E a placa nem ficou tão grande assim, ocupando aproximadamente 15 x 9cm. Se for usada como expansor interno, basta desconsiderar os conectores à direita de P5 e assim a placa vai ocupar apenas 7 x 9 cm.

Placa do expansor, desenhada no Kicad

Ainda falta fazer algumas coisas, como colocar os capacitores de desacoplamento, um LED de indicação de alimentação e alguns jumpers para permitir habilitar/desabilitar os slots (ou quem sabe usar o quadrado mágico). Mas já valeu o exercício.