sábado, 14 de abril de 2007

Primeiro FAQ

Respondendo a algumas questões, postadas aqui e no msx.org

P: Quanto custa?
R: Eu gastei menos de R$80,00 em componentes para montar a placa base, a placa de relógio de Tempo Real, e o adaptador de MMC/SD. Coloquei uma planilha com código Farnell dos componentes usados nestas placas na área de arquivos do projeto.

P: Tem pra vender?
R: Este é um projeto que foi desenvolvido pensando na construção caseira, mas como eu estou ciende de que nem todos entusiastas do MSX têm condições/tempo/recursos/conhecimentos técnicos para montar este circuito, (especialmente por causa das placas de circuito impresso), eu escolhi utilizar uma licença livre neste projeto, de forma que qualquer um, até mesmo uma empresa, pode realizar, e até mesmo vender o circuito montado, bastando respeitar a liberdade do projeto, ou seja, utilizando a mesma licença livre qualquer implementação, modificação, otimização para o hardware/software, e mantendo os créditos originais do projeto.

P:Tem como conseguir somente as placas?
R: As placas foram projetadas para serem feitas em casa, com métodos caseiros ([1] [2] [3] [4]). É uma boa chance de aprendizado. Eu mesmo nunca mais usei proto-board depois que aprendi esta técnica. Outra opção é mandar fazer em alguma empresa que trabalhe com baixas quantidades. Uma busca rápida no google já retorna várias possibilidades.

P: É um cartucho independente? Pode ser conectada direto conector do ao MSX ?
R: A placa base tem 2 versões: Uma com um conector de 50 pinos, feita pra ser conectada à traseira do Expert via cabo 'Flat' de 50 vias, mas que pode ser facilmente adaptada a qualquer MSX; e outra, que é conectada via 'Flat' de 34 a uma outra placa contendo uma ROM e um mecanismo de chaveamento semelhante a uma Megarom (vide projeto CARTUCHO MSXDOS2 do site MSXPro)

P: Aonde posso encontrar um arquivo ZIP com todo o projeto?
R: Ainda não agrupei tudo num arquivo só, mas meu 'repositório' encontra-se no link abaixo:
http://www.vespanet.com.br/~danjovic/msx/HB-7000.

P: Funciona no Turbo R em modo R800?
R: Por enquanto ainda não, pois apesar de executar internamente as instruções com um 'clock' elevado, externamente, no barramento, o 'clock' é de apenas 3,58Mhz, e não dá tempo, entre duas instruções consecutivas, do circuito serializar os dados. Mas o Igor esta trabalhando firmemente nisso agora. Mas com certeza vai ser possível. A estimativa é que a velocidade de transferência suba para 1 byte a cada 1.7us, o que dá algo em torno de 570KBytes/s. Então vale a pena investir um pouco mais de tempo e colocar 1 ou 2 CIs a mais na placa.


P: Tem que ser MSX com mapper ?
R: O projeto foi desenvolvido num Hotbit 1.1 "pelado". Ainda falta desenvolver um "patch" pro DOS/BDOS (veja post abaixo), mas espero que no final não precise de mais nada a não ser o cartucho com a ROM.

P: Ele lê o SD/MMC como sendo HD? Qual sistema de arquivos ele usa?
R: Quando estabeleci os requisitos do projeto, propositalmente não incluí entre eles a adaptação com o BDOS/MSXDOS por se tratar, do meu ponto de vista, de um projeto à parte, numa "camada" superior. Mas provi as funções de baixo nível necessárias: 'INIT', 'READ BLOCK' e 'WRITE BLOCK' (e algumas funções impressão de erro). Como nunca programei para BDOS/MSXDOS (meu MSX nem tem Disk Drive), achei melhor solicitar auxílio nesse sentido, antes de partir para uma iniciativa própria.

Portanto se algum desenvolvedor tiver interesse em adaptar o MSXDOS para este funcionar com este circuito, por favor entre em contato.



Nenhum comentário: