Pesquisa das funções que fazem leitura do teclado / joysticks
O MSX só tem duas vias para comandos do usuário: O Teclado e as Portas de Joystick. Sendo assim todos os jogos necessariamente têm que acessar estas vias. Para isso o jogo pode usar as rotinas da BIOS (recomendado) ou ler diretamente as portas de I/O. Para cada jogo precisamos descobrir o método ou os métodos utilizados.Comecemos pelas rotinas da BIOS. Segundo o Livro Vermelho, temos:
ADDR. NAME TO FUNCTION
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00D5H GTSTCK 11EEH Get joystick status
00D8H GTTRIG 1253H Get trigger status
00DEH GTPDL 1273H Get paddle status
0141H SNSMAT 1452H Read row of keyboard matrix
A primeira rotina a ser procurada é a GTPDL (00DEH). Se o jogo a utiliza nosso trabalho está concluído. Mas infelizmente para o Penguin Wars ainda não foi dessa vez.
A próxima é a GTSTK (00d5h). Esta retornou em 4 endereços.
Em seguida leremos GTTRIG (00d8h). Também é chamada em 4 locais.
Por último SNSMAT (0141h). Novamente, a função é chamada 4 vezes
Estes endereços serão o ponto de partida para a pesquisa das funções que guardam a posição da personagem na tela.
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