segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Leitor de MMC/SD rápido: Relógio de Tempo Real e E/S Auxiliar

O Relógio de tempo real funciona de modo independente do resto do circuito, consistindo em uma interface I2C, o que possibilita o uso de um chip de relógio de baixo custo e facil de se encontrar no mercado. Este circuito é opcional, pois as interfaces de disco normalmente já possuem um relógio de tempo real, normalmente operando dentro do padrão MSX.

Para suportar o relógio de tempo real, será necessário implementar uma interface de Entrada/Saída auxiliar, composta de um registrador endereçável e de um seletor programável de 8 para 1. O regisgtrador endereçável foi escolhido em vez de um latch pela facilidade de se alterar um bit sem a necessidade de se realizar operações OR/AND num registro de memória que guardaria o valor do latch. O seletor programável opera de maneira semelhante, colocando na saída apenas o bit selecionado dentre os 8 possíveis.

Por outro lado, a inclusão desta etapa de entrada/saída auxiliar, permite simplificar um pouco o circuito, e reduzir o uso de portas de I/O para apenas 2.

O diagrama de blocos do RTC se encontra na figura abaixo:

Nenhum comentário: