quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

WiznetX (correção do circuito)

Algumas pessoas já me questionaram sobre como fazer a ligação de um módulo Wiznet WIZ810MJ no MSX.



Este módulo de rede é baseado no chip WM5100 e tem dois modos de interligação: SPI e memória. No modo memória, o chipa aparece para o 'host' como uma área endereçável de 32Kbytes, de acordo com o mapa abaixo (vide data sheet):




O WM5100 é alimentado por uma tensão de 3,3Volts, mas tem tolerância a sinais TTL, o que torna bem fácil a conexão ao MSX. Além disso, os sinais de controle têem a mesma polaridade (nível ativo) do Z80.

Então, todo o hardware necessário para conectar este módulo ao MSX se resume a um decodificador e um regulador de tensão LDO, que possa fornecer ao menos 183mA.

O circuito abaixo é de uma placa de protótipo. O decodificador é um LS138, que permite mapear a placa no intervalo 0000-7FFF. A temporização dos sinais /RD e /WR teve que ser adaptada para o chip W5100 pois difere em alguns pontos do Z80, em especial o sinal /WR, que fica ativo 1 ciclo de clock após o sinal MREQ do Z80. Segundo o "data sheet" do W5100 os sinais /RD e /WR têm que acontecer simultaneamente ao sinal /CS. Eu fiz umas perguntas sobre a temporização destes sinais no site do fabricante do CHIP, pois achei meio crótica a temporização "oficial" que diz que o sinal de /RD ou de /WR deve acontecer em, no máximo 1ns após o sinal de /CS, e deve retornar a nível alto 1ns antes do sinal de /CS. Mas caso seja assim mesmo, um latch controlado pelo clock do Z80 deve resolver a situação.

O regulador é o TC1108, que tem capacidade de fornecer até 300mA.




Abaixo está uma sugestão de placa para o protótipo. O módulo Wiznet deve ser montado do lado de baixo da placa.



Como eu não tenho um módulo desses, não devo montar uma placa dessas tão cedo, mas quem se aventurar a montar, seguem dois conselhos:

-O data sheet do WM5100 estipula um tempo máximo de 1ns entre o sinal de Chip Select e o READ ou Write, o que para mim significa que os sinais têem que ser simultâneos. O decodificador do meu circuito induz um certo atraso entre o sinal SLCTSLT e o CS, que eu estimo entre 30 a 40ns. Para a leitura isso não deve ser problema, pois já que o Data sheet não estipula tempo mínimo eu suponho que o sinal de RD Possa iniciar antes do sinal CS. Já para a escrita, o Z80 atrasa em 1 ciclo de clock (280ns) o sinal de WR em relaçao ao sinal MREQ. Pode ser que isso não traga problema algum, mas sempre é bom ficar e olho.

-Quando o circuito endereça na faixa de 4000-BFFF, o pino A14 está em nível alto entre - 4000-7FFF e em nível baixo entre 8000-BFFF. Isso significa que o mapa de memória vai aparecer trocado, ou seja, as áreas do TX buffer e RXbuffer vêm primeiro, entre 4000-7FFF, e os registros vêm depois, na faixa de 8000-BFFF.

3 comentários:

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

eu tenho a versao anterior do modulo, serve? Se servir eu te mando.

Danjovic disse...

Bom, Na realidade eu não estou montando este circuito, que nasceu de algumas conversas com o Nestor Soriano, que me perguntou como conectar um módulo desses no MSX. Ele vai dar um jeito de montar lá e escrever o software, coisa que eu nõa tenho condição de fazer.
Mesmo assim, obrigado.

Rudolf Arthur Frans Gutlich disse...

Tem 2 imagens que não estão aparecendo, principalmente a que tem a sugestão de placa para o protótipo! Poderia verificar por favor?