sábado, 25 de fevereiro de 2012

Protótipo do adaptador de teclado

Comecei a montagem do adaptador de teclado. Testei estaticamente o mecanismo de wait, e encontrei um pequeno erro no inversor improvisado com o decodificador. O correto é ligar o sinal de clock do flip flop no pino 11 do HTC139 e não no pino 12.
Em seguida coloquei o microcontrolador (um ATMEGA8) com conector de programação e o fiz as conexões do microcontrolador ao conector de programação, ao conector que vai para o adaptador de teclado e os pinos /IRQ e /GO.

Depois soldei os pinos A0, /RD e /CS da PPI, e mais os pinos de alimentação. Pena a minha PPI ser soldada, senão eu fazia em piggyback mesmo.


O próximo passo é testar o mecanismo de Wait. Se funcionar como esperado isso vai abrir as portas para a criação de periféricos emulados por software.

2 comentários:

Anônimo disse...

desculpe dizer isso mas você está matand mosca com tiro de canhão, resolvi isso somente com um pic 16f73

Danjovic disse...

Minha solução pode não ser a mais simples, mas funciona.

Teve um russo que conseguiu fazer somente com um microcontrolador, usando um AVR.
Eu pedi que me enviasse o código para ver como ele conseguiu atender ao tempo de resposta do IORQ do Z80.
Ele me enviou o código e eu contei os ciclos. Realmente o cara conseguiu. Na casca!!

Mas agora, Com um PIC gastando 200ns por instrução, desculpe dizer, mas eu duvido muito.

Mesmo usando a PSP e deixando a próxima leitura no jeito, isso só funciona parcialmente, pois somente o Basic faz a leitura sequencial das linhas do teclado.
Os jogos simplesmente lêm uma ou duas linhas da matriz de teclado que os interessam.