Mas antes disso, tive que matar antes mais um "bug" na alimentação do cartão, pois mesmo com os resistores de 10K em série com os terminais de entrada do 74HC125, a tensão subia para quase 5 volts quando a fonte era desativada, pois a corrente que o 74HC125 consome é irrisória. Deu para resolver com um resistor de 1k5 em paralelo com a saída, o que levou a tensão para 0,7 Volts, quando o comando manda a fonte desligar.
Para o teste, adaptei uma rotina que lê o cartão em modo "bitbang", mas mudei o modo de acesso para byte a byte, com "clock" automático disparado pela escrita no registrador de deslocamento. Vou me basear nestas rotinas para os testes iniciais.
Concluí também a montagem do relógio de tempo real. Fotos abaixo. Não testei ainda, mas já tenho os "drivers" para I2C escritos e testados, em "hardware" semelhante.


Segue ainda, a foto do adaptador de cartão improvisado com um conector de drive de 5 1/4". Ficou bacana mas posteriormente vou usar um soquete de SD/MMC que vi que no site da farnell (modelo SDAMB-01215BT00, cod farnell 9186140)

Nenhum comentário:
Postar um comentário