segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Catão SD inicializou corretamente

Eu consegui hoje inicializar o cartão SD. Pelo menos, ele respondeu corretamente ao comando de inicialização.

Mas antes disso, tive que matar antes mais um "bug" na alimentação do cartão, pois mesmo com os resistores de 10K em série com os terminais de entrada do 74HC125, a tensão subia para quase 5 volts quando a fonte era desativada, pois a corrente que o 74HC125 consome é irrisória. Deu para resolver com um resistor de 1k5 em paralelo com a saída, o que levou a tensão para 0,7 Volts, quando o comando manda a fonte desligar.

Para o teste, adaptei uma rotina que lê o cartão em modo "bitbang", mas mudei o modo de acesso para byte a byte, com "clock" automático disparado pela escrita no registrador de deslocamento. Vou me basear nestas rotinas para os testes iniciais.

Concluí também a montagem do relógio de tempo real. Fotos abaixo. Não testei ainda, mas já tenho os "drivers" para I2C escritos e testados, em "hardware" semelhante.



Segue ainda, a foto do adaptador de cartão improvisado com um conector de drive de 5 1/4". Ficou bacana mas posteriormente vou usar um soquete de SD/MMC que vi que no site da farnell (modelo SDAMB-01215BT00, cod farnell 9186140)

Nenhum comentário: