quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Direto do Túnel do Tempo...

Reativei hoje, após 12 anos sem uso, meu velho gravador HB2400. Para minha felicidade ele está funcionando em perfeita ordem e para minha surpresa, a maioria das coisas que tenho em fita ainda funciona!!

Eis algumas pérolas, que não constam em nenhum catálogo de programas para MSX:

Seeräuber, ou "pirata" em alemão (ladrão dos mares). Desenvolvido em assembler no Simple. Nunca chegou a ser terminado, pois a faculdade e o namoro consumiram todo o meu tempo, naquele início de década de 90. As cores dos meus programas eram meio esdrúxulas, pois eu tinha uma TV preto e branco, e escolhia as cores simplesmente pelo contraste.
"RightSoft" era minha marca (nunca) registrada, e o nome foi escolhido por ser o único nome bacana que dava pra escrever com o restinho que me sobrara de uma cartela de "letraset" (decalques transferíveis)


Outra tela do programa. Os comandos eram navegáveis via setas de cursor. A seleção era feita por ENTER, ou ESPAÇO, e o retorno ao menu superior era através de "escape". A tela era baseada em scrren1, com caracteres redefinidos, tanto para o logotipo quanto para as letras em fundo invertido. O programa era feito para fita cassete, pois eu nao possuía "disk drive".

Este outro programa era da autoria do irmão de um amigo, com quem eu trocava um monte de programas em fita cassete. Também foi com esses amigos que eu consegui meu "simple" modificado, que tem função "Fsave/Fload", capaz de carregar/ler blocos a 2000bauds.



Outra tela do Pirata em ação, carregando um programa:



Aqui, mais um programa meu, de identificação do cabeçalho dos programas em fita. Ele identificou outro programa, que tinha apenas 30 bytes, chamado LETUDO!!



E para finalizar (por hoje) o último programa que eu havia feito para o MSX, capaz de decodificar código morse a velocidades variáveis, portado de um "paper" para o processador 8080. Havia também um "hardware" externo, que filtrava o sinal captado por um rádio e acionava a entrada de joystick, que era entendida pelo programa.



Quero ver se encontro agora os programas COPY3, cujo menu era inspirado no "PCTOOLS", e o COPY4 (na realdiade, 4.1 ), em Screen2, com janelas semelhantes ao TurboPascal, e navegação por setas de cursor, entre outros avanços introduzidos pela biblioteca de janelas que eu desenvolvi há muito tempo atrás. Esta biblioteca utilizava uma "recursividade lateral", pois recebia um "string" de tamanho variável, que poderia ter como parâmetros ponteiros para outras "strings", que quando selecionadas chamavam a mesma rotina recursivamente. Era legal!!

Nenhum comentário: