sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

NovoCaps: Uma Caps Lock diferente para o Expert

Existem várias soluções para colocar um Led de Caps Lock no Expert, a maioria delas envolve furar o micro; outras, mais inteligentes (p.ex [1]), utilizam LEDs bicolores no lugar do LED de "power".

O Expert não tem um LED de Caps pois o conector de teclado tem apenas 13 pinos, dois quais 12 são usados pela matriz do teclado, e o 13° é utilizado pela alimentação. A malha do cabo foi utilizada para levar o sinal de terra (GND). Um LED de CAPS exigiria um pino a mais, mas este pino não estava disponível. A solução de compromisso encontrada pela gradiente foi "matar" o LED de CAPS.

Mas isso aconteceu no passado. Voltando aos dias de hoje, haveria uma maneira de colocar um LED de CAPS no teclado do Expert, sem ser necessário alterar o "hardware" existente?

Bem, para contornar uma solução de compromisso, normalmente é necessário resolver uma contradição. Eu estava então diante de um problema inventivo, e isso me lembrou o TRIZ.

Uma das ferramentas desta metodologia de resolução de problemas consiste em levantar os recursos disponíveis. Dos 13 fios do conector, apenas 2 não "trafegava informação", que eram exatamente os fios da alimentação. A partir daí, já me surgiu uma solução, mas mesmo assim, dei uma consultada breve nos 40 princípios, e deu pra encontrar mais algumas.

A solução consiste em se utilizar o fio de Vcc (pino 13) para transportar o estado do LED de CAPS, junto com a alimentação. Note que é necessário transportar "alimentação" para o teclado, e não "transportar "+5Volts". Basta então duplicar o regulador de tensão para obter já dentro do teclado, os 5Volts que eu preciso, e utilizar a tensão no fio para identificar o estado do LED.

O circuito do multiplexador e do multiplexador encontram-se abaixo. O Multiplexador é colocado entre o +12Vcc e o pino 13 do conector de teclado (que deve ser desconectado do Vcc), enquanto o demultiplexador é colocado entre o fio que vem do pino 13 e a alimentação do 7448. Um Led bicolor é colocado no lugar do LED original do Expert.


Multipexador



Demultipexador

Quando o caps não está acionado, o transistor do multiplexador fica cortado, e o pino 13 recebe 12 volts. A tensão no pino 3 do 741 é então de 3 volts, enquanto no pino 2 é de apenas 2,5 , fazendo o LED vermelho acender junto com o verde, resultando numa cor amarelo-alaranjada do LED.

Quando o CAPS é acionado, o transistor conduz, fazendo com que a tensão na linha Vcc caia para aproximadamente 7,5Volts. Nesse momento a tensão no pino 3 passa a ser de apenas 2,4Volts, apagando assim a parte vermelha do LED, que fica então na cor verde, indicando que o CAPS está ativo (tal qual o led verde de CAPS do HotBit).

Link para o circuito, diagramas, layout da placa, etc...

Nenhum comentário: